quinta-feira, 10 de junho de 2010


Pernambuco teve 26 mil adolescentes grávidas em 2009

Muitas dessas “meninas-mães” tiveram que abandonar os estudos; também não tem emprego, muito menos maturidade para lidar com uma criança.


Elas parecem meninas, mal deixaram as brincadeiras com as bonecas, e são obrigadas a assumir uma grande responsabilidade: a de criar um filho. No ano passado, 26 mil adolescentes pernambucanas ficaram grávidas. Muitas dessas “meninas-mães” tiveram que abandonar os estudos. Também não têm emprego, muito menos maturidade para lidar com uma criança.Osana Figueira Maurício da Costa , hoje com 14 anos, engravidou aos 13. O que ela acha disso? “Eu estou achando normal. Não me arrependo”, falou. Na casa onde mora, as cunhadas também estão grávidas, e já têm filhos. “Eu tive a minha primeira filha com 18 anos, a segunda com 21, e estou esperando o terceiro, com 23 anos”, falou Mirian Rangel de Barbosa, uma das cunhadas de Osana.A nova mãe mora em um quarto apertado na parte de trás de uma casa em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e não estuda. O pai, Gleybson Rangel Barbosa, não trabalha. “Eu vou tentar me virar, depois que ficar bom do braço. Vou tentar trabalhar para sustentar a casa”, contou.Osana fala sem saber realmente o que está acontecendo. No futuro, ela pode se sentir igual à cunhada, que também é vizinha de quarto. “Se eu pudesse voltar atrás, eu voltava”, disse Mirian.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado 444 mil adolescentes, entre 10 e 19 anos, engravidaram. Desse total, 26 mil são mulheres pernambucanas. Muitas são mães solteiras.


“HOJE EM DIA MUITAS MENINAS ADOLESCENTE QUE ESTÃO GRAVIDAS QUANDO NÃO TOPAM PRA O ABORDO MUITAS ABANDONA OS BEBES, MUITAS COLOCAM EM CASOS PLATISCOS E JOGAM NOS RIOS E NAS LATAM DE LIXOS.”

postado por: ANA MARIA QUEIROZ N°05 T:1001

Nenhum comentário:

Postar um comentário